CAPSE-COMPROMISSO, QUALIDADE E RESPONSABILIDADE

Desde 2000 adicionando Valor ao seu negócio!

"A importância de procedimentos contábeis modernos e confiáveis está associada à gestão da empresa que, por sua vez, é a principal preocupação do empresário."

A CAPSE tem como prioridade oferecer a seus clientes os melhores recursos técnicos, conforto e praticidade com o objetivo de facilitar sua vida empresarial. Nosso objetivo é buscar através da ciência contábil a assessoria para que sua empresa amplie suas condições de disputar o mercado, com toda fundamentação legal exigida.



terça-feira, 2 de abril de 2019

EXAMES OCUPACIONAIS, SÃO MESMO OBRIGATÓRIOS? QUANDO DEVEM SER FEITOS?




EXAMES OCUPACIONAIS

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) em seu artigo 168, determina a obrigatoriedade da realização dos exames ocupacionais. O empregador deve assegurar o acesso do empregado a Medicina do trabalho, garantindo assim tanto segurança para a saúde do empregado, quanto para a empresa, pois o bem-estar do funcionário é primordial para a boa execução de suas tarefas.
Os exames ocupacionais estão previstos no Programa de Saúde Médico Ocupacional - PCMSO, sendo eles: Exame admissional, exame periódico, de retorno ao trabalho, mudança de função e demissional. Podendo ocorrer também determinação de exames complementares a critério médico, de acordo com a função que o empregado irá exercer.

·           EXAME ADMISSIONAL – Exame que deve ser realizado antes do início às atividades da empresa, justamente para determinar se o candidato ao emprego está apto, se possui condições físicas e mentais para exercer a função designada.

·         EXAME PERIÓDICO – O prazo determinado para o empregado realizar o exame periódico varia de acordo com o grau de risco de sua função e também, de sua idade. Empregados expostos a riscos que causem ou agravem doenças ocupacionais, ou, ainda, aqueles que sejam portadores de doenças crônicas, devem realizar os exames no período de um ano ou até mesmo em período menor, de acordo com a avaliação e determinação médica. Se enquadram também nesta determinação de prazo, empregados com idade inferior a 18 anos e superior a 45 anos.
Demais empregados que não se enquadram nos requisitos citados anteriormente, a periodicidade determinada para tais exames é de 2 anos.

·          EXAME DE RETORNO AO TRABALHO – A NR 7 determina que “ O exame médico de retorno ao trabalho, deverá ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto.”

·        EXAME DE MUDANÇA DE FUNÇÃO – O exame médico será obrigatoriamente realizado antes da data da mudança da função. Essa mudança é caracterizada quando ocorre a alteração de atividade exercida, de cargo ou setor, que acarrete em mudança de exposição de risco ao empregado.

·          EXAME DEMISSIONAL  - Este deverá ser realizado até no máximo 10 dias contados a partir da data do término do contrato de trabalho, exceto se o último exame realizado foi em até:
Ø     90 dias - para as empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR 4;
Ø   135 dias - para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR 4.

De acordo com o que foi tratado neste artigo, conclui-se que os exames ocupacionais é bem mais que uma obrigação estabelecida em lei e sujeita a penalidade, mas, é uma proteção tanto para o empregado quanto para o empregador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário