Não existe caminho fácil para
começar uma empresa com poucos recursos, mas com estas dicas você
conseguirá aumentar bastante as suas chances de sucesso.
Muitas pessoas possuem o desejo de
começar uma empresa, mas, infelizmente, a maioria se depara com dificuldades na
hora de levantar recursos para o fazê-lo. De fato, começar uma empresa com
pouco dinheiro é uma tarefa difícil e não há atalhos que mudem esse cenário.
Porém, com um pouco de
criatividade, dedicação e muita força de vontade, é possível contrariar os
prognósticos e se tornar um empresário bem-sucedido dentro do seu ramo de
atuação. Talvez leve mais tempo do que o normal ou lhe consuma algumas horas a
mais de trabalho, mas se o seu trabalho for consistente e se você seguir à
risca alguns conselhos, as chances de sucesso aumentam.
1. FAÇA UM
PLANO DE NEGÓCIOS
Validar a sua ideia de
empreendimento através de um plano de negócios é fundamental para o sucesso de
uma empresa.
Por meio dele é possível visualizar
o cenário no qual a empresa será inserida, levantar quais serão os seus
concorrentes, elaborar uma cultura organizacional sólida (missão, visão e
valores), garantir a aplicação dos 4Ps do marketing (preço, praça, produto e
promoção), definir a cesta de produtos ou serviços oferecidos, entre outros
pontos fundamentais.
Muitos futuros empreendedores se
perguntam se é realmente necessário fazer tudo isso para começar uma empresa e
a resposta é clara e uma só: sim, é necessário, para qualquer tipo de
empreendimento. O melhor de tudo: não é preciso investir um centavo sequer,
além do seu tempo, para colocar no papel a idealização do que você espera que a
sua empresa consiga proporcionar para os consumidores.
2. AVALIE SEU
CONHECIMENTO TÉCNICO
Além das habilidades básicas para ser um empreendedor, como
gestão de tempo, gestão financeira e disposição para enfrentar desafios, o
futuro empreendedor deve avaliar se possui o conhecimento técnico para a
realização das atividades que a sua empresa oferecerá. Não será muito produtivo
abrir uma loja de assistência técnica de celulares, por exemplo, se você não
entende de eletrônica.
Caso seja necessária a contratação de uma pessoa
especializada para a execução das tarefas dentro da empresa, deve-se avaliar se
este custo irá realmente compensar. É muito comum vermos empresas nas quais o
proprietário é tecnicamente impecável no que diz respeito ao trabalho, mas
sofre com dificuldades de administração, gerenciamento de equipe e organização
de finanças. Busque auxílio nas tarefas que não souber executar de maneira
satisfatória.
3. BUSQUE
OUTRAS FONTES
Se você já validou sua ideia
através do plano de negócios e avaliou que possui o conhecimento técnico
necessário para começar uma empresa, mas descobriu que irá custar mais do que
você possui, está na hora de buscar recursos externos. Estes recursos podem ser
conseguidos através de empréstimos bancários, que possuem taxas diferenciadas
para novos empreendedores, investidores-anjo, crowdfunding (investimento
coletivo) ou, até mesmo, empréstimos com amigos ou familiares.
Não se esqueça de acrescentar à previsão
de gastos o pagamento desta dívida. Uma boa solução para cenários como este é a
busca por um sócio que também seja apaixonado pelo segmento de atuação da
empresa e possua verba disponível para investir. Independentemente da opção
escolhida, tenha em mente que haverá um prazo para que você devolva o valor
obtido – e juros incidirão sobre o valor emprestado. Faça as contas e calcule
se o seu negócio é viável ou se há perspectiva de que tudo se pague em um
período razoável.
4. REINVISTA O
MÁXIMO POSSÍVEL
Reinvestir o dinheiro recebido é uma das melhores formas de
expandir seu empreendimento e, deste modo, aumentar a lucratividade. Empresários
que focam diretamente nos lucros e retiram dinheiro da empresa não conseguirão
investir em novas oportunidades que aparecerem, tendo que buscar investimentos
externos, aumentando o nível de endividamento da empresa.
Por essa razão, tenha em mente que nos primeiros meses as
coisas podem ser um pouco mais difíceis, com uma renda menor e muitos
investimentos a serem quitados. Todavia, trace metas indicando percentuais que
possam ser reinvestidos para ajudar a fomentar o negócio. Ações de marketing ou
a contratação de pessoas para determinadas funções pode dar um fôlego para o
seu empreendimento se tudo for feito de maneira planejada.
5. COMECE A INVESTIR
EM MARKETING DESDE CEDO
Existem diversos casos em que os
empreendedores começam a divulgar seu produto ou serviço antes mesmo de
iniciarem suas atividades. Mas como começar uma empresa investindo em marketing
se possuo poucos recursos? Através da internet é possível realizar este tipo de
ação de forma até gratuita, utilizando uma página no Facebook, por exemplo, ou
postando fotos no Instagram.
Se bem planejada, este tipo de ação
de marketing trará muito mais resultados do que anúncios em rádios ou
televisão, que são relativamente mais caros. Procure meios de publicidade mais
assertivos e segmentados. Sair atirando para todos os lados, além de ser mais
caro, certamente vai resultar em menos clientes em um primeiro momento. Conheça
o seu público-alvo e foque em ações diretamente para ele.
6. UTILIZE
SEUS CONTATOS
Através de sua rede de contatos ou networking, você
conseguirá divulgar a sua empresa ou até mesmo encontrar possíveis clientes
para seus produtos ou serviços. O “boca a boca” ainda é o meio mais eficiente
de divulgação e o melhor de tudo é que é grátis. Em sua rede de contatos,
busque por pessoas que estejam relacionadas ao setor em que você pretende atuar
e peça conselhos e opiniões verdadeiras.
Evite pedir conselhos para familiares e amigos muito
próximos, pois, quase sempre, sua opinião não será real, tentando mantê-lo
motivado. Por mais que seja importante que eles também acreditem no seu
projeto, não é possível viver de ilusão. Pessoas mais distantes do seu convívio
tendem a ser mais neutras e realistas com relação às dificuldades que você terá
pela frente.
7. NÃO DÊ UM
PASSO MAIOR DO QUE A PERNA
Ter sonhos de grandeza não é algo que faz mal para nenhum
empreendedor. Porém, estamos falando de abrir uma empresa com pouco dinheiro.
Por essa razão, começar “grande” é algo que provavelmente não irá acontecer.
Assim, será preciso que você adapte o seu negócio à realidade financeira que
você possui. No caso daqueles que precisam de mais do que um escritório, isso
significa pensar no essencial primeiro.
Tente
ser realista e começar pequeno. Você ainda não tem estrutura suficiente para
competir com as grandes empresas. Comece com um maquinário mais simples, com
uma produção mais limitada e faça investimentos moderados. Conforme as coisas
forem evoluindo, aí sim você pode contratar mais pessoas, comprar mais máquinas
e ampliar sua fábrica. Caso contrário, há grandes chances de você perder
quantias altas.
8. USE A
INTERNET A SEU FAVOR
Já mencionamos anteriormente, mas muitos empreendedores ainda
colocam o ego em primeiro lugar na hora de tomar decisões. É muito legal ver o
nome da sua empresa em uma revista de grande circulação, em um jornal ou mesmo
em um outdoor na cidade. Porém, essas ações custam mais caro e, provavelmente,
não darão um retorno imediato na mesma proporção do seu investimento.
Para quem está começando, o trabalho de “formiguinha” é muito
mais indicado. Use a abuse das redes sociais para entrar em contato com
potenciais clientes. Crie grupos, participe de fóruns e aposte em ações que não
tenham custo, antes de direcionar seus esforços para o marketing e para a
publicidade paga. Use as ferramentas gratuitas para sentir a reação do público
antes de fazer apostas mais altas.
9. TENHA
OUSADIA, ARRISQUE!
Pode parecer um contrassenso uma
dica como essa depois de termos dito anteriormente que é importante não dar um
passo maior do que a perna. Porém, é possível ser ousado de outras formas, sem
comprometer os investimentos da sua empresa.
Por exemplo, inscrever sua ideia em
uma competição de startups; apresentar seu protótipo de produto a um empresário
do ramo; procurar um ou dois possíveis sócios, que tenham interesse na proposta
e estejam dispostos a dividir os custos; ou até mesmo buscar formas de
financiamento tradicionais através de bancos ou programas do governo. Todas
essas são formas válidas de ir em frente, buscando caminhos menos convencionais,
sem gastar muito.
10. NÃO DESCUIDE
DA GESTÃO FINANCEIRA
Por último, mas não menos
importante, dê atenção à gestão financeira da sua empresa. É extremamente
recomendado que você conte com os serviços de um profissional de contabilidade.
Principalmente no início, é fácil acabar se confundindo em meio a tantos
impostos e tributos a pagar – e o não pagamento nas datas corretas implica em
multas.
Além disso, controle as suas
receitas e despesas por meio de um software de gestão financeira. Por meio
dele, é possível automatizar muitas funções, o que economiza o seu tempo
precioso para que você possa se dedicar ao que realmente importa: a sua
empresa. Os valores de mensalidade são acessíveis e se comparamos o custo com
os benefícios proporcionados, então ficará ainda mais fácil perceber que se
trata de um ótimo negócio.
FONTE: BLOGSAGE
FONTE: BLOGSAGE
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