O QUE É LIVRO CAIXA?
O Livro Caixa nada mais é do que um
documento no qual são feitos os registros dos fluxos financeiros, ou seja, as
entradas e saídas de capital de uma empresa. Entre as muitas regras a serem
observadas em sua confecção, é preciso que os registros sejam feitos em ordem
cronológica, indicando-se dia, mês e ano . Porém, a utilização do Livro Caixa é
facultativa para as empresas que não são optantes do Simples Nacional. Já para
aquelas que se enquadram no Simples Nacional, é necessário manter esse registro.
Portanto, vamos conhecer mais detalhes sobre a estrutura desse documento.
COMO É ESTRUTURADO UM LIVRO CAIXA?
Se a empresa se enquadra no grupo
daquelas que obrigatoriamente precisam escriturar o Livro Caixa, então é de
suma importância conhecer qual é a estrutura que esse documento deve ter.
Basicamente, há que se prestar atenção no seguintes itens: data, histórico,
crédito, débito e saldo total. Vamos entender cada um deles.
· DATA – Esse é o primeiro item a ser observado na
hora de construir o documento. Portanto, observe o saldo anterior constatado na
data de início do Livro Caixa;
·
HISTÓRICO – Nessa coluna é onde estarão registradas
efetivamente as ações da companhia, o fluxo financeiro em si. Indique se é um
pagamento ou um recebimento, descreva o motivo e informe o valor
correspondente.
· CRÉDITO – Nessa coluna devem ser informadas
todas as entradas de dinheiro na empresa;
· DÉBITO – Nessa coluna devem ser informadas todas
as saídas de dinheiro da empresa.
·
SALDO TOTAL – Aqui deve ser informado o saldo do
dia. Para isso, realize o seguinte cálculo: saldo anterior + valores recebidos
– valores debitados.
Para aqueles que utilizam de uma boa assessoria na
gestão financeira e contábil da empresa tudo fica mais simples, já que os dados
estão acessíveis a todo o momento, permitindo a emissão de relatórios
analíticos em tempo real.
O Profissional contábil que realiza essas
tarefas da sua empresa ,pode fazê-las em um software de gestão financeira,
certamente facilita bastante esse trabalho. Além de ter a oportunidade de automatizar
muitas tarefas, como o registro imediato de entradas e saídas a partir de
créditos ou débitos em conta ou notas fiscais emitidas, tudo fica mais
organizado.
COMO SE DÁ A ESCRITURAÇÃO DO LIVRO CAIXA?
O processo de escrituração do Livro Caixa é o
ato em si do registro de fluxos monetários. Basicamente, o documento pode ser
dividido em três partes principais, nas quais estão compreendidos os itens
estruturais que já mencionamos anteriormente.
·
TERMO DE ABERTURA – Parte inicial do Livro
Caixa, aqui deve ser indicada a finalidade do documento, o nome da empresa e as
suas informações essenciais, como endereço completo e CNPJ. É preciso indicar
ainda o número de folhas e a data. O documento deve estar assinado.
· FOLHAS DE ESCRITURAÇÃO – Aqui devem ser
inseridos os valores, ou seja, as entradas e saídas de capital. Organize as
informações por data e disponha-as de forma individual.
· TERMO DE ENCERRAMENTO – Essa é a última página
do documento. Nela devem ser reafirmados os dados presentes na página inicial
bem como data e assinatura do responsável.
O fluxo de caixa pode ser um elemento
vivo para diagnóstico e tomada de decisão nos negócios. Para isso, ele deve ser
mantido sempre atualizado, e os responsáveis por direcionar as políticas da
empresa devem ser envolvidos no processo.
FONTE: BLOGSAGE
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