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A CAPSE tem como prioridade oferecer a seus clientes os melhores recursos técnicos, conforto e praticidade com o objetivo de facilitar sua vida empresarial. Nosso objetivo é buscar através da ciência contábil a assessoria para que sua empresa amplie suas condições de disputar o mercado, com toda fundamentação legal exigida.



segunda-feira, 12 de agosto de 2019

A OBRIGATORIEDADE DO LIVRO CAIXA NAS EMPRESAS OPTANTES DO SIMPLES NACIONAL



O QUE É LIVRO CAIXA?

O Livro Caixa nada mais é do que um documento no qual são feitos os registros dos fluxos financeiros, ou seja, as entradas e saídas de capital de uma empresa. Entre as muitas regras a serem observadas em sua confecção, é preciso que os registros sejam feitos em ordem cronológica, indicando-se dia, mês e ano .Porém, a utilização do Livro Caixa é facultativa para as empresas que não são optantes do Simples Nacional. Já para aquelas que se enquadram no Simples Nacional, é necessário manter esse registro. Portanto, vamos conhecer mais detalhes sobre a estrutura desse documento.

COMO É ESTRUTURADO UM LIVRO CAIXA?

Se a empresa se enquadra no grupo daquelas que obrigatoriamente precisam escriturar o Livro Caixa, então é de suma importância conhecer qual é a estrutura que esse documento deve ter. Basicamente, há que se prestar atenção no seguintes itens: data, histórico, crédito, débito e saldo total. Vamos entender cada um deles.


·         DATA – Esse é o primeiro item a ser observado na hora de construir o documento. Portanto, observe o saldo anterior constatado na data de início do Livro Caixa;
·         HISTÓRICO – Nessa coluna é onde estarão registradas efetivamente as ações da companhia, o fluxo financeiro em si. Indique se é um pagamento ou um recebimento, descreva o motivo e informe o valor correspondente.
·            CRÉDITO – Nessa coluna devem ser informadas todas as entradas de dinheiro na empresa;
·      DÉBITO – Nessa coluna devem ser informadas todas as saídas de dinheiro da empresa.
·         SALDO TOTAL – Aqui deve ser informado o saldo do dia. Para isso, realize o seguinte cálculo: saldo anterior + valores recebidos – valores debitados.

Para aqueles que utilizam de uma boa assessoria na gestão financeira e contábil da empresa tudo fica mais simples, já que os dados estão acessíveis a todo o momento, permitindo a emissão de relatórios analíticos em tempo real.
O Profissional contábil que realiza essas tarefas da sua empresa ,pode fazê-las em um software de gestão financeira, certamente facilita bastante esse trabalho. Além de ter a oportunidade de automatizar muitas tarefas, como o registro imediato de entradas e saídas a partir de créditos ou débitos em conta ou notas fiscais emitidas, tudo fica mais organizado.

COMO SE DÁ A ESCRITURAÇÃO DO LIVRO CAIXA?

O processo de escrituração do Livro Caixa é o ato em si do registro de fluxos monetários. Basicamente, o documento pode ser dividido em três partes principais, nas quais estão compreendidos os itens estruturais que já mencionamos anteriormente.

·         TERMO DE ABERTURA – Parte inicial do Livro Caixa, aqui deve ser indicada a finalidade do documento, o nome da empresa e as suas informações essenciais, como endereço completo e CNPJ. É preciso indicar ainda o número de folhas e a data. O documento deve estar assinado.
·      FOLHAS DE ESCRITURAÇÃO – Aqui devem ser inseridos os valores, ou seja, as entradas e saídas de capital. Organize as informações por data e disponha-as de forma individual.
·  TERMO DE ENCERRAMENTO – Essa é a última página do documento. Nela devem ser reafirmados os dados presentes na página inicial bem como data e assinatura do responsável.

O fluxo de caixa pode ser um elemento vivo para diagnóstico e tomada de decisão nos negócios. Para isso, ele deve ser mantido sempre atualizado, e os responsáveis por direcionar as políticas da empresa devem ser envolvidos no processo.






FONTE: BLOGSAGE

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