Você
sabe a diferença entre preço e valor? Há quem diga que seus significados são os
mesmos.
Preço
é o que o cliente, o consumidor paga, e valor é o que ele recebe. Isso
mesmo! Quero que você pense em quando
foi comprar seu celular. Ele era o mais barato da loja? Provavelmente não. E
você o comprou mesmo assim, porque viu que aquele produto poderia agregar algo
à sua vida e suprir suas necessidades. Em outras palavras, você viu VALOR.
Se
o consumidor não conseguir diferenciar isso, ele pode optar apenas pelo fator
preço e não reconhecer o valor que o seu produto/serviço oferecido.
É
na percepção de valor que você deve trabalhar, mostrando ao cliente os
diferenciais de escolher o que você o oferece em relação aos concorrentes que
podem sim chamar a atenção por ter o menor preço. É mostrar que na maioria das
vezes “o barato sai caro” e que menor preço não é garantia de ter feito uma boa
compra.
Para
isso, você empresário deve ser o primeiro a valorizar o seu produto ou serviço,
precificando-o de forma correta .
COMO DEFINIR SEU
PREÇO DE VENDA?
São
inúmeros os pontos que integram a formação do preço de venda. É preciso
analisar o local de atuação, o momento do mercado atuante e os custos e
despesas fixas e variáveis necessários para à venda ou prestação de serviços. Partindo
destes elementos é possível construir preços competitivos para se fortalecer no
mercado.
O
preço de venda deve estar alinhado a concorrência, ou seja, próximo do
praticado, considerando que as marcas também sejam semelhantes. Não deixando de
considerar a hipótese de o concorrente obter melhores preços devido a uma
estrutura de custos reduzida. Sendo
assim, basear-se somente no preço final dos concorrentes para formar o preço de
seu produto ou serviço pode ser fatal. É preciso ir mais afundo e entender o
porquê de conseguirem um preço tão competitivo e atraente.
Analisando
os custos, despesas, mercado, é preciso pensar no seu lucro, pois todos esperam
ter um retorno financeiro.
É
importante buscar o equilíbrio entre esses fatores para permanecer firme no
mercado, para isso busque auxílio de um Profissional para ajudá-lo , garantindo
a permanência e crescimento de sua empresa.
Parabéns pelo artigo. Simples, didático e objetivo.
ResponderExcluirObrigada colega!
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