Uma das coisas mais importantes do mundo corporativo contemporâneo é o fato de não haver mais lugar para pessoas ou empresas arrogantes. Até um tempo atrás, no Brasil, as empresas não tinham muita necessidade de tomar cuidado com esse aspecto, pois a competição era baixa. O cliente ia à empresa de qualquer maneira. As que trabalhavam com rendes de distribuição, distribuidores independentes etc., sempre foram e até poderiam ser arrogantes ao extremo. Mas, hoje, as coisas mudaram.
As empresas que vendiam produtos com grande participação de mercado eram, então, incrivelmente arrogantes. E o empresário? Também adotava uma posição extremamente arrogante. Aprender para que? Inovar para que? Participar de cursos, conferências, palestras, seminários? Para que? Ouvir os seus funcionários e proporcionar uma administração realmente participativa são exigências de hoje. A arrogância de achar que sabe-tudo, que é "o bom", que não precisa aprender, que não precisa ouvir clientes, acatar críticas etc., não tem mais vez.
Examine você próprio e a sua empresa. Será que você não é uma pessoa arrogante? Você tem o hábito de ouvir? Tem disposição para aprender coisas novas e mudar seus comportamentos? E a sua empresa? Ela tem sistemas para ouvir os clientes? Tem formas adequadas de participação dos funcionários nas decisões? Relaciona-se bem com fornecedores e representantes? Ouve o que eles tem a dizer?
Cuidado! A arrogância é o "começo do fim" de pessoas e empresas. Pratique a humildade.
Pense nisso. Sucesso!
(Texto do livro Superdicas para ser um profissional vencedor, de Luiz Marins)
CAPSE-COMPROMISSO, QUALIDADE E RESPONSABILIDADE
Desde 2000 adicionando Valor ao seu negócio!
A CAPSE tem como prioridade oferecer a seus clientes os melhores recursos técnicos, conforto e praticidade com o objetivo de facilitar sua vida empresarial. Nosso objetivo é buscar através da ciência contábil a assessoria para que sua empresa amplie suas condições de disputar o mercado, com toda fundamentação legal exigida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário