CAPSE-COMPROMISSO, QUALIDADE E RESPONSABILIDADE

Desde 2000 adicionando Valor ao seu negócio!

"A importância de procedimentos contábeis modernos e confiáveis está associada à gestão da empresa que, por sua vez, é a principal preocupação do empresário."

A CAPSE tem como prioridade oferecer a seus clientes os melhores recursos técnicos, conforto e praticidade com o objetivo de facilitar sua vida empresarial. Nosso objetivo é buscar através da ciência contábil a assessoria para que sua empresa amplie suas condições de disputar o mercado, com toda fundamentação legal exigida.



segunda-feira, 25 de julho de 2011

LEALDADE

Amigos: fazia tempo que gostaria de falar sobre esse tema em minha profissão e hoje chegou o momento. Espero que sirva a todos em suas vidas de uma forma em geral.Boa semana e muita paz


"Se você não possui o sentimento de lealdade, vá buscá-lo!
Somente os nobres o possuem"
(Mestre Yoshihide Shinzato)







"Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa: não te alies aos moralmente inferiores", dizia Confúcio, uma das figuras históricas mais conhecidas na China como mestre, filósofo e teórico político.
Ser leal não é uma virtude fácil, nem uma questão de emoções ou sentimentos. Lealdade requer reflexão. A atividade frenética e falta de racionalidade em algumas decisões podem desviar nossa atenção de valores, interesses e vínculos intrínsecos no conviver em rede.
Times de futebol, partidos políticos, casamentos, amizades... Como têm sido frágeis as alianças que hoje unem as pessoas. Confúcio se assustaria!
Muitas vezes, se dá a palavra sem pensar nas conseqüências e nas possibilidades reais de cumprí-la; ou pior, sem a intenção prévia de cumprí-la de fato. Assumem-se responsabilidades sem o real desejo de ser leal a tal decisão.

Lealdade pressupõe confiança, constância e retidão nos sentimentos e ações. É admitir-se como alguém capaz de colaborar, melhorar e se desenvolver em harmonia com outras pessoas e contribuir para que elas também façam o mesmo.
Por mais que os seres humanos nos causem decepções, ser leal é manter-se cúmplice aos compromissos “até a morte”. Virar as costas a quem errou não demonstra maturidade, mas ingratidão. Quem é leal não se acovarda, não espera “para ver como as coisas ficarão”, coloca-se de imediato ao lado do outro e da sua classe. Se um amigo, funcionário ou parente se comporta inadequadamente, será leal aquele que lhe chamar a atenção e orientá-lo por um novo caminho, ainda que seja desagradável e custe certo esforço. Cumplicidade não é apenas guardar segredos, é reconhecer que algo errado pode acontecer, mas ainda assim manter o controle e parceria. Não existe meio termo, na conduta da lealdade ou se é ou não se é.
Lembram-se das amizades de quando éramos adolescentes? Nessa fase, compreendemos que ser leal significa defender ao outro e apoiá-lo, independentemente de ter agido bem ou mal. É claro que existem valores éticos e morais que amadurecem com o passar dos anos, mas ser leal sempre significará estar ao lado dos compromissos que nós mesmos escolhemos assumir. Quando essa atitude se manifesta, o sujeito alcança um plano superior em questão de moral, é quase a confirmação de que a corrupção dos costumes não consegue contaminar a todos.
Sou consciente de que é mais fácil ser leal quando sentimentos positivos apóiam o compromisso. Acredito também que existam situações limítrofes, em que a lealdade se encerra pela gravidade do rompimento de nossos valores. Mas me assombro com aqueles que se dizem parceiros, mas que ao menor sinal de ameaça "abandonam o barco à tempestade". É assim no futebol, na política e nossos relacionamentos.
Ser leal com o outro não significa que eu me deixe conduzir para alguma coisa má. Pelo contrário, é dizer ao mundo: "Pode confiar em mim, pois estarei ao seu lado. Contudo, não permitirei que você me desvie do caminho certo, nem das minhas convicções, nem do meu verdadeiro ser".
Por isso, faço coro a Confúcio: "não te alies aos moralmente inferiores", pois, ao abandoná-los, o desleal será você!


ANA MARIA MAGNI COELHO
Publicado no Caderno Opinião - MogiNews
23 de julho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário