A chegada
do final do ano é um alento para muitas empresas. Nesse período, muitos
negócios costumam faturar mais, por uma série de fatores. A chegada do período
de férias, as festas de final de ano e mesmo a injeção do décimo terceiro
salário na economia são motivos para que os consumidores se mostrem mais
dispostos a comprar. Então vale a pena ficar ligado em algumas dicas para
aumentar as vendas no fim do ano.
Neste
artigo, reunimos cinco conselhos importantes para que você possa colocar a casa
em ordem e aproveitar os últimos dias do ano para potencializar as suas vendas.
É o momento não apenas de aumentar o volume, mas também o valor do ticket médio
de cada compra. Essas vendas extras podem fazer a diferença no seu caixa do mês
de janeiro, mês em que naturalmente o consumo cai para a maioria das empresas.
1. FACILITE O PAGAMENTO
Um dos
fatores decisórios na compra, independentemente do produto em questão, é o
valor dele. Com raras exceções, em geral os consumidores buscam sempre as
melhores alternativas ou que apresentem uma boa relação custo-benefício. Sendo
assim, é preciso que o lojista saiba trabalhar com as múltiplas possibilidades
de pagamento existentes.
Um desconto
para o cliente que paga à vista e em dinheiro é sempre bem-vindo. Se a opção
for pelo pagamento no crédito, forneça ao consumidor meios para que ele possa
parcelar a compra. Em todas as opções, é claro, você deve considerar as margens
de lucro e os juros de acordo com o período em questão. O que não pode ocorrer
é você dificultar a venda por não conseguir oferecer condições de pagamento
flexíveis.
2. SEU ATENDIMENTO DEVE SER IMPECÁVEL
Há muitos
consumidores que passam o ano todo poupando o dinheiro e, no final do ano,
passam pelas lojas para fazer as suas compras. Esses clientes costumam ser mais
conscientes nas suas compras e também mais exigentes. Para eles – assim como
para os demais – você deve direcionar um atendimento especial e isso você só
vai conseguir se houver treinamento.
Os
vendedores da sua loja devem estar preparados para responder as dúvidas dos
clientes bem como para indicar as melhores opções entre um produto e outro.
Mesmo aqueles vendedores contratados em caráter temporário precisam receber
instruções suficientes a ponto de não comprometerem o seu atendimento.
3. FAÇA UM PLANEJAMENTO DO ESTOQUE
Levando em
consideração quanto você vendeu de um produto no mesmo período do ano anterior
ou nos últimos meses, é possível fazer uma estimativa de vendas para o último
mês de ano. Pensando nisso, esse é o momento de ser proativo com os seus
fornecedores e tentar buscar um desconto pela compra de um volume maior de
mercadoria.
Obviamente,
isso deve ser feito com bastante cautela, pois a última coisa que você quer são
produtos estocados na sua loja – o que significa capital parado. Porém, em
muitas circunstâncias, torna-se evidente que haverá aumento nas vendas de um
determinado item e essa característica pode e deve ser usada a seu favor na
hora da negociação.
4. FIQUE DE OLHO NOS PRAZOS DE ENTREGA
Aqueles que
fazem compras no final do ano muitas vezes têm um objetivo claro em mente: dar
presentes para os amigos e familiares. Se você gerencia algum tipo de negócio
cujas vendas são online, saiba que é de suma importância ficar atento ao
calendário para que os produtos cheguem antes do Natal.
Leve em
consideração ainda que esse costuma ser um período bastante tumultuado para os
Correios, pois o número de encomendas sobe consideravelmente. Sendo assim,
tenha em mente alternativas imediatas em transportadoras para que você possa
suprir as necessidades dos seus clientes. Não deixe eles na mão no momento em
que mais precisam. Mesmo que a “culpa” pelo atraso não seja sua, é com a sua
loja que eles vão reclamar.
5. PROPAGANDA E PROMOÇÕES
O período
de final de ano é um dos momentos onde mais ocorrem as chamadas compras por
impulso. Por estarem com dinheiro em mãos, os consumidores se sentem tentados a
cada vez que veem uma oferta. Portanto, a sua mensagem precisa chegar aos
clientes, de preferência mostrando as suas ofertas e as suas vantagens.
Juntamente
com a sua equipe de marketing e propaganda, prepare algumas promoções especiais
para o final de ano e divulgue-as em suas redes sociais. Algumas empresas optam
pela estratégia de criar chamarizes – produtos vendidos quase a preço de custo,
mas que estimulam o cliente a comprar alguma coisa a mais. Em alguns casos,
reduzir o valor do produto pensando no ganho em volume é uma ótima pedida.
FONTE: BLOGSAGE
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